06/05/2016 14h54 - Atualizado em 16/01/2017 16h12

A cutícula dos fios é a parte que sofre mais agressões. As maiores queixas são pontas-duplas, cabelos porosos, difíceis de pentear, quebradiços, eriçados. Quando os fios estão saudáveis eles conseguem preservar as moléculas de água e proteína seladoras em seu interior, fazendo com que ele fique maleável, hidratado e com brilho.

Nos cabelos danificados as cutículas permanecem abertas, isso faz com que o fio perca umidade, brilho e resistência. Os fios quimicamente tratados ficam hidrófilos ou porosos, isso quer dizer que sua capacidade de armazenar água em seu interior é maior do que a dos fios normais.

Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção solar. Os raios ultravioletas do sol destroem a queratina da cutícula, deixando os fios vulneráveis. Em contato com o córtex do cabelo, os raios UV queimam a melanina. Uma opção é usar produtos que contenham filtro solar, hidratar os cabelos após a exposição e usar bonés ou chapéus sempre que possível.


Higiene capilar

A higiene dos cabelos é essencial para mantê-los saudáveis. Usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo, que não causem alergias, nem ressecamentos são tarefas muitas vezes árduas. Conheça os produtos indispensáveis na sua rotina de beleza.

Os xampus são responsáveis por limpar os fios. Eles retiram a oleosidade, suor, descamação das células do couro cabeludo, resíduos de poluição e de outros produtos capilares. Além disso, também proporcionam brilho, maciez, retiram a eletricidade do cabelo e facilitam o pentear. Os principais componentes do xampu são detergentes ou tensoativos, estabilizadores de espuma, condicionadores, e conservantes, agentes corretivos, fragrâncias e corantes. Ativos complementares podem ser adicionados aos produtos para direcionar sua ação, seja controladores de oleosidade, de queda, suavizantes, hidratantes, entre outros.

Condicionadores são produtos usados após a lavagem, sua função é neutralizar as cargas negativas dos fios, reduzindo o frizz, melhorando o pentear e a maciez. Os principais componentes são detergentes catiônicos, formadores de filme, derivados de proteínas e silicones.

Substâncias modeladoras, géis e fixadores sem álcool, desde que de boa qualidade, não prejudicam os fios e nem causam queda de cabelo.