A depilação definitiva é uma técnica que utiliza aparelhos de laser ou luz intensa pulsada na remoção dos pelos do corpo, e também faz parte do arsenal terapêutico em caso de hirsutismo. Nos dois casos, a energia em forma de luz dos aparelhos é e liberada captada pela melanina, pigmento presente na haste do pelo e responsável por sua coloração, destruindo-a. Por ser mais escura, a melanina do pelo captar maior quantidade de energia do que a pele. A energia é transferida para os folículos pilosos – estruturas que geram os pelos –, danificando-os, o que impede ou dificulta o surgimento de novos fios.
O ideal é eliminar os pelos durante a fase de crescimento (anátema), porém nem todos os fios estarão nessa etapa, o que implica a realização de mais de uma sessão.
A duração total do tratamento varia conforme o paciente, e é necessário um intervalo de algumas semanas entre cada sessão. Durante a aplicação, o paciente pode experimentar uma leve a moderada sensação de ardência, e após a aplicação pode ocorrer áreas escuras na pele e/ou ao redor dos pelos.
Recomenda-se evitar a exposição ao Sol 30 dias antes e 30 dias depois de cada sessão. Se a pele estiver bronzeada é necessário utilizar substâncias clareadoras por alguns dias antes do procedimento, e não se deve depilar com cera ou aparelhos que removam a raiz do pelo (bulbo) durante as sessões, mas pode raspar com lâmina.
O aparelho utilizado no tratamento será determinado pelo médico, de acordo com a pele e com as características do paciente. Hoje no Brasil existe uma gama de plataformas (aparelhos) de tecnologias para depilação, porém com custo, qualidade, potência e eficácia variadas, e sendo realizados em locais inadequados, onde não há profissional habilitado a tratar complicações e intercorrências, pois esse tratamento não é isento de efeitos adversos, com isso comprometendo o resultado final do tratamento, como estímulos irreversíveis do pelo e queimaduras e cicatrizes definitivas. Portanto, é importante a realização deste procedimento com Dermatologistas habilitados.